A DAMA ESPANHOLA
Elemento central: Romance de cavalaria situado na região da Mancha (Espanha).
Síntese da história: Mulher misteriosa chega a um povoado e intriga a todos por não querer mostrar o rosto.
Título da música: Senhora Dona Sancha
Recursos Pedagógicos: Narrativa. Dramatização. Brinquedo cantado.
O conto A dama espanhola foi escrito a partir da cantiga de roda Senhora Dona Sancha. A personagem principal é uma dama rica chamada Sancha que, depois da morte do noivo, muda-se para um pequeno povoado na região da Andaluzia. Para quem ouve ou lê a história fica evidente a determinação de Sancha, que cumpriu a sua resolução de não mostrar o rosto até que a dor pela morte do noivo passasse. Ela permaneceu fiel ao noivo e depois à sua promessa.
O texto dialoga com a literatura de aventura, como as novelas de cavalaria, com piratas e cavaleiros salvadores de donzelas em apuros. O cavaleiro era o herói da Idade Média. As novelas de cavalaria, que contam os feitos de um determinado herói e seus cavaleiros e também uma bela história de amor, serviram, e ainda servem, de inspiração para narrativas pelo mundo. As novelas de cavalaria do ciclo bretão, por exemplo, ambientadas na Inglaterra, são um conjunto de histórias que têm como personagens o rei Artur, sua dama e os cavaleiros da Távola Redonda.
O final feliz de A dama espanhola parece satisfazer o nosso “sentimento do justo”, por reparar injustiças, como ressalta Paes ( 1990, p. 30), como a da dama que perde o noivo na véspera do casamento, morto por piratas.

